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Conheça a importância das ferramentas de automação comercial

O que é?


Automação comercial é um recurso para transformar tarefas repetitivas em processos automáticos, realizados por máquinas. Por meio dela, tarefas suscetíveis a erros humanos como anotação do peso de uma mercadoria, preenchimento de um cheque, por exemplo, quando feitas de maneira informatizada, ganham velocidade e eficiência.


Não basta a preocupação somente com as vendas ou com o atendimento ao público. É preciso organizar a empresa em seu conjunto, saber onde o dinheiro está sendo empregado, controlar gastos e despesas financeiras, pois só assim os ganhos que se conquistam na venda não serão perdidos na retaguarda.


Quanto mais completo for o sistema em sua retaguarda (estoque, contas a pagar e receber, bancos) e frente de caixa, maiores serão as vantagens para o negócio. Assim, a automação começa a ser entendida pelo empreendedor como um investimento para aperfeiçoar sua gestão e obter eficiência e produtividade.


Automação e Tecnologia


Apesar de muitos empreendedores olharem torto toda esta evolução tecnológica, muitos já perceberam as vantagens que isto trará no futuro. Uma delas será eliminar as disparidades gritantes entre preços de produtos similares, acabando com a concorrência desleal.


Além do que, com a automação comercial e a internet, é possível criar lojas virtuais fantásticas que poderão fazer com que uma microempresa concorra de igual para igual com uma multinacional, sendo seu limite a sua capacidade criativa em atingir seu público alvo, e sua estrutura para atender aos milhares de pedidos que poderão ser solicitados, através de um bom trabalho de marketing digital.


Tipos de automação


Sistemas de automação comercial precisam ser muito bem desenvolvidos, de forma a não oferecer possibilidade de venda desconectada do sistema emissor de cupom fiscal, para evitar fraudes. O mercado oferece hoje sistemas com funcionalidades diferenciadas para variados segmentos, como por exemplo:


Alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, confeitarias, sorveterias, casas noturnas): venda descentralizada por meio de comandas eletrônica e terminais touch screen, favorecendo a presença mais ativa do garçom junto ao cliente;



Varejo e micro varejo (vestuário, lojas de materiais de construção, eletroeletrônicos, magazines, móveis, farmácias): pré- vendas, por meio de PDAs e terminais touch screen, catálogos eletrônicos, web commerce;

Hotelaria (hotéis, pousadas, albergues, flats): reservas, check in, check out dos hóspedes;  - supermercados: geração de informações por meio de balanças inteligentes, exibição eletrônica dos preços diretamente nas gôndolas;


Postos de combustível: controle integrado das bombas, serviços, loja de conveniência.


Benefícios da automação comercial:


O principal benefício encontrado na automação de um estabelecimento é diminuir ou eliminar erros que poderiam ser gerados pela falta de integração eletrônica dos departamentos que compõe uma empresa. Entre as principais vantagens estão:


Rapidez na verificação de informações;

Agilidade no atendimento do caixa;

Maior comodidade para o consumidor;

Redução de tarefas manuais;

Diminuição de erro nas vendas;

Aumento no fluxo de clientes por check out;

Melhoria nos índices de satisfação dos clientes;

Maior segurança e agilidade na troca e devolução de mercadorias;

Aumento na confiabilidade dos processos;

Redução de custos;

Facilidade para apuração de resultados;

Menor desgaste dos funcionários;

Segurança e agilidade em inventários;

Aumento da produtividade;

Melhorias na gestão do negócio;

Redução da burocracia;

Agilidade na apuração dos impostos;

Eficiência no processo de fiscalização.


Fonte: SEBRAE

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