top of page
Buscar

Automação avança em diversos setores da economia!

A automação e as transformações digitais são realidades que vieram para ficar. E avançam, a cada, nos mais diversos setores da economia. Seja nos países economicamente mais avançados do mundo, seja nas nações ainda em desenvolvimento, é uma mudança irreversível.



No Brasil, por exemplo, a automação está chegando, gradativamente, também, aos supermercados. A mudança, presente no mundo dos negócios, avança a passos largos no varejo. Um fato recente, que ilustra bem esse novo momento, foi o anúncio do grupo Carrefour Brasil, que promoveu o lançamento do primeiro supermercado 100% autônomo da América Latina, com a abertura de uma loja conceito.


A unidade, inaugurada no final de março no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, não conta com operadores de caixa. Com funcionamento 24 horas, a loja tem foco no food service, snacks, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal e orgânicos. A unidade tem um sistema de pagamento conhecido como Radio Frequency Identification (RFI) para a identificação automática dos produtos via sinais de rádio. Para entrar ou sair da loja, o cliente escolhe entre o reconhecimento facial e a leitura do QRCode para a abertura da primeira porta de acesso.


Na saída, o cliente fica entre duas portas de vidro enquanto os itens comprados são identificados pela frequência de rádio. Concluída a leitura, o cliente apenas confirma a compra para deixar a loja. O valor é debitado no cartão de crédito cadastrado pelo consumidor. É fato, a tecnologia veio e continua chegando para ficar. Ou todos se adaptam aos novos modelos, ou a concorrência deixará para trás aqueles que não aceitam, não como deveriam, as inovações.


Na Alemanha e na França estão ocorrendo justamente exposições sobre robôs que substituirão atividades humanas. Evidentemente que a inteligência humana não será substituída. No entanto, tarefas sim, como já está ocorrendo em vários setores. Reportagens publicadas pelo Jornal do Comércio, que acompanha in loco a Feira de Hannover, estão mostrando diariamente, ao longo desta semana, as mudanças tecnológicas, especialmente na indústria.


São avanços que vão ajudar na produtividade, na qualidade dos produtos e também no gerenciamento das tarefas. Casos que parecem saídos de um filme de ficção científica já são realidade, com uso prático por diversas empresas.


Fonte: Jornal do Comércio

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page